O que é a Haloterapia?

Sal

A Haloterapia ou Terapia do sal, é reconhecida há séculos como uma abordagem única e natural para aliviar os sintomas de várias queixas respiratórias, doenças dermatológicas e alergias.

Predominantemente no leste da Europa, as pessoas têm vindo a utilizar a inalação de sal como um caminho natural para reduzir os sintomas de doenças respiratórias e doenças de pele. É muito natural para quem sofre destas doenças visitar cavernas de sal para extrair os benefícios de um ambiente com propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórios e de modulação do sistema imune.

Basicamente, Haloterapia é a inalação de partículas de sal muito finas. Na Haloterapia moderna, as sessões terapêuticas são realizadas dentro de uma câmara de sal. Essa câmara ou sala de sal é uma reprodução das grutas de sal subterrâneas e as mais recentes inovações tecnológicas aumentam a eficácia das mesmas.

A Haloterapia é reconhecida e certificada pela directiva da U.E. Nº CE 93/42 EEC.

Perguntas Frequentes

O aerossol seco de sal, é um método holístico que reproduz o microclima natural de uma caverna ou mina de sal ao dispersar aerossol de solução salina em alta concentração numa sala cujas superfícies (paredes, chão e tecto) estão cobertas com camadas de sal.

O aerossol de sal seco tem um papel importante no alívio de problemas de saúde, e é usado principalmente para utentes com problemas respiratórios e doenças de pele, mas ajuda também a relaxar e descontrair, pois o ambiente é normalmente muito calmo e suave.

Os utentes sentam-se confortavelmente por 45/60 minutos e respiraram o aerossol seco de sal, que é transportado para os pulmões, através das vias aéreas, até aos brônquios, bem como para outras áreas do trato respiratório, tais como os seios perinasais e cavidade nasal. As partículas de sal agem como um agente anti-bacteriano, dissolvendo as bactérias e os poluentes existentes no trato respiratório. Estes são expulsos através da tosse/respiração ou durante os processos metabólicos do utente. O tratamento também reduz a inflamação nos pulmões, diminui o aumento de muco, melhora a função pulmonar abrindo as vias respiratórias.

• bronquite crónica asma
• febre dos fenos
• falta de ar
• infecção no peito - pneumonia
• tosse de fumador
• doença brônquica (incluindo fumo secundário)
• tosse com expectoração viscosa que descarrega com dificuldades
• tosse seca
• sinusite
• síndrome/inflamação dos seios
• infecções respiratórias, alergias respiratórias a poluentes industriais e domésticos
• rinite
• amigdalite
• eczema, entre outros.

Para as pessoas com gripe, sintomas de gripe, infecções do ouvido ou outros desconfortos respiratórios temporários, 1-8 sessões podem ser muito eficazes.

Para doenças crónicas respiratórias e dermatológicas, tais como asma, bronquite, sinusite, alergias, psoríase, etc, é altamente recomendável para completar 12 a 20 sessões, no mais curto espaço de tempo.

Milhares de utentes têm sido tratados com sucesso pela speleotherapia (tratamento em cavernas de sal natural) no Canadá, Rússia, Hungria, Roménia, Polónia, Áustria e Alemanha, desde o início de 1900.

Estudos clínicos também têm sido realizadas e os resultados demonstram que, após uma série de tratamentos concluídos dentro de um período de tempo prescrito (duas vezes por semana no mínimo), a respiração dos utentes torna-se menos trabalhada, sintomas como espirros, tosse, chiados e falta de ar melhoram e uso de medicamentos é reduzido significativamente (consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer tipo de alteração à sua medicação).

O aerossol seco de sal é totalmente seguro para as crianças e até altamente recomendado. É 100% natural, não-invasivo e de fácil utilização, sem efeitos colaterais ou riscos potenciais à saúde. O tratamento é indicado para crianças de qualquer idade (a partir de um mês de idade). As crianças, de facto, respondem à terapia ainda mais rapidamente que os adultos.

O sal tem a capacidade natural para equilibrar a carga positiva no nosso corpo através da ligação dos íões positivos com excesso de íões negativos do sal. As forças de neutralização do sal cancelam a carga positiva e prejudicial das vibrações eletromagnéticas do meio ambiente (Electro Smog), bem como no nosso corpo. Portanto, o aerossol seco de sal combate o stress, produzindo efeitos de relaxamento.

O aerossol seco de sal não exige nenhum tipo de roupa especial, o sal não irá prejudicar a roupa ou deixar nenhum resíduo visível. Pode usar qualquer roupa confortável, irá ficar totalmente vestido para a sessão. O único item que pode remover são os seus sapatos antes de entrar, nós fornecemos coberturas de sapatos cirúrgicas para cobrir os seus pés. Pode usar meias ou estar descalço sob a cobertura de sapatos.

Para as crianças, nós pedimos que eles venham às sessões com roupa limpa e livre de poeira ou lama, e meias limpas, pois o revestimento de sapatos que nós fornecemos pode ser muito grande para permanecer nos seus pés enquanto brincam na Gruta de Sal.

Solicitamos também que os utentes com cabelos compridos usem rabo de cavalo ou coque para minimizar a quantidade de cabelo no chão da Gruta de Sal.